Casa Julieta

 

Projeto:  Casa Julieta

Local: Piracicaba, SP

Início do projeto: 2014

Conclusão da obra: 2019

Área construída:  753,80 m2

Arquitetura: Maria Jocelei Steck

Cálculo estrutural_casa: Cid Guimarães e Albieri_CGA engenharia de estruturas

Projeto luminotécnico:  Felipe Abujamra

Equipe:Danilo Pena Maia, Maise Ebinger, Thais Freitas, Rafaela Cerdera, Carla Negri Orsolano.

Imagens e Lumion(vídeo): Amanda Toledo

Fotografia:

 

A casa

internamente se abre para a paisagem pelos quatro pontos cardinais, tem as esquinas livres e transparentes, porém com toda a circulação interna e percurso íntimo protegidos.

O teto inclinado e curvo da area social dá amplitude e ao mesmo tempo aconchega. Com um generoso balanço de 3 metros que convida e protege quem da casa se aproxima para sua entrada principal.

Externamente exploramos a plasticidade do concreto com essas lajes duplas inclinadas e minimamente curvas delicadamente inseridas na paisagem, livres e soltas da casa (separadas através de um rasgo de vidro e luz) pousando sobre os vidros (caixilhos envidraçados de fechamento) com a sustentação feita por pilares recuados ou apoiado interiormente pelo cubo-nucleo da adega central.

A casa se distribui em três pavimentos: o térreo onde acontece o convívio social, o superior, o íntimo e no pavimento inferior, a garagem, depósito e manutenção equipamentos.

 

A Piscina

de sombra com pergolado para sombreamento e estar descanso/balanço e de sol com prainha para exposição ao sol.

Os degraus saem dos terraços e avançam em direção a piscina adentrando-a por todos os niveis, possibilitando a caminhada suave durante todo o percurso dentro da agua, degrau por degrau criando pequenos pátios internos dentro da piscina em seus diferentes níveis. O chuveiro sob a pergola na prainha da piscina, a cadeira de balanço para estar sob o pergolado e dentro da piscina. com os pés na agua.

Pergolados e terraços que se conectam com o espaço de comer/reunião criando espaços de estar ensolarados ou sombreados na transição casa-jardim.

 

oi